• Carol Pires

Se você fosse demitido hoje, o que faria?

O grande erro de quem é CLT é achar que está 100% seguro.


A partir do momento que você é contratado CLT, você pode ser DEMITIDO a qualquer momento.


Por mais que você seja um funcionário excepcional e faça tudo direitinho como a empresa quer, há muitas coisas que não estão no seu controle e que qualquer mudança pode te influenciar diretamente.


Mudança na economia do país, alguma negociação mal feita pelo presidente ou diretores da empresa, algum fornecedor ou cliente que muda alguma coisa podem afetar diretamente as finanças da empresa e isso pode gerar cortes.


Ou uma troca de estratégia da empresa, trocando algum diretor, pode gerar a troca de vários funcionários… cada gestor novo trazendo pessoas de sua confiança.


Tem vários critérios… geralmente se tira os que não são os melhores, outras tiram os que estão na empresa há muito tempo, que são os melhores e ganham mais… Não dá pra você saber o critério nem se você vai estar na lista de corte ou não.


O único jeito de você não correr esse risco é você ser o dono da empresa.


Acontece até com gente famosa, o Ronnie Von foi demitido da TV Gazeta exatamente assim há algumas semanas. Ele não esperava.


Geralmente quem é demitido nunca está esperando.


Mas se você sabe que a qualquer momento pode ser demitido pelo simples fato de ser CLT, por que você já não tem um plano B?


Nos últimos meses muitas pessoas têm me procurado para montar plano de carreira e a algumas delas é porque já foi demitida ou porque está extremamente insatisfeita.


Não espera ficar insuportável. Não espera estar sem emprego.


Quando você está desempregado e sem reserva financeira, fica desesperado. 


Desespero não deixa você pensar com clareza. Você toma decisões sem pensar direito e a probabilidade de se arrepender é enorme. 


A hora certa pra você planejar sua carreira e seu plano B é quando está empregado e estável.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo